Conheça o poder do abacaxi

Fruta combate doenças e reduz inflamações, entre outros benefícios

Quem gosta de abacaxi deve aproveitar o período de safra para comer a fruta, rica em benefícios para a saúde. Para quem não sabe, o abacaxi ajuda a prevenir várias doenças.

Segundo Alessandra Vanessa Reis, nutricionista chefe da Denjud Refeições Coletivas, o abacaxi é rico em vitaminas C, A e B e em minerais como potássio, manganês e cálcio, que são bons para a pele e o cabelo. Ele é um oxidante forte, evita arteriosclerose, é antiartrítico e ainda contém uma poderosa enzima, a bromelina, que ajuda na redução das inflamações.

“O abacaxi ajuda na digestão por conter celulose e fibras solúveis que contribuem para a regularização do intestino e a redução do nível do colesterol ruim (LDL). Pessoas com anemia podem e devem aproveitar os benefícios da fruta”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, a fruta é um ótimo diurético e não é muito calórica. “O suco sem açúcar, ingerido em pequenas quantidades (100 ml), uma ou duas horas antes das refeições, abre o apetite. Cem gramas da fruta têm 52 calorias; já 200 ml do suco têm 150 calorias”, acrescenta.

Mas é importante ter atenção na hora de comprar o abacaxi, pois ele não amadurece depois de colhido. “Procure sempre os que têm fragrância e polpa amarela clara ou branca. Marrom ou castanho indicam que já estão estragando. Se comprar a fruta inteira verifique se é pesada e densa para o tamanho e se as folhas estão verdes”, aconselha.

“Os benefícios são iguais o ano inteiro, mas o abacaxi colhido fora de época fica mais ácido e menos saboroso como de costume. Para melhor consumo e aproveitamento dos nutrientes, ele precisa estar bem maduro”, conclui.

FONTE: KARINA FERNANDES (JORNAL MEIA HORA DE NOTÍCIAS)

Dr. Jamil Nahass
Médico pediatra e vice-presidente da Área de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *