Dica de Primeiros Socorros: Ferimentos da Pele

Certifique-se que a criança está imunizada contra o tétano. Perfurações ou lacerações podem requerer nova vacina, mesmo que a criança esteja imunizada.

Arranhões: Primeiro lave com água e sabão. Ligue para o seu médico em caso de lesão por esmagamento, arranhões grane, dor continua ou inchaço.

Cortes: Lave pequenos cortes com água até limpar. Faça pressão direta com um pano limpo para interromper o sangramento. Depois, cubra o corte com um curativo limpo.
Em caso de cortes mais largos e/ou profundos, ligue para o seu médico, uma vez que os pontos devem ser feitos sem demora, nas primeiras 6 horas.
Caso ocorram sangramentos maiores, aplique pressão diretamente sobre o ferimento com um pano limpo e procure seu médico. Continue a pressionar até que a ajuda chegue.

Esfoladuras: Lave com água para remover sujeira germes. Não use detergentes, álcool ou peróxido. Aplique um curativo não aderente.

Perfurações: Não remova grandes objetos, como facas ou espetos, de um ferimento. Eles devem ser removidos por um médico. Caso ocorra uma perfuração, procure seu médico, pois a criança pode precisar de uma vacina contra tétano.

Dr. Jamil Nahass
Médico pediatra e vice-presidente da Área de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *