Dica de Primeiros Socorros: Venenos

Se criança for exposta ou ingerir veneno, ligue para o Centro de Controle de Intoxicação (3239-9308 ou 0800-77-13-733)

Ingestão de Venenos: Não induza o vômito, exceto se por orientação profissional. O centro de Controle de Intoxicação dará a você maiores instruções

Vapores, gases ou fumaça: Ligue para seu médico ou procure um atendimento de emergência e leve a vítima para o ar fresco. Se a criança não estiver respirando, inicie a RCP (Reanimação Cardiopulmonar) e continue até a chegada de ajuda.

Exposição da pele: Se ácidos, detergentes, pesticidas, produtos químicos, plantas venenosas ou qualquer substância potencialmente venenosa entraram em contato com a pele, olhos ou cabelos da criança, retire todo o material residual usando luva de borracha, se possível. Remova as roupas contaminadas. Lave a pele, olhos ou cabelos com grande quantidade de água ou sabonetes suave água. Ligue para Centro de Controle de Intoxicação para maiores orientações. Se a criança estiver inconsciente, com tontura, convulsões ou dificuldades para respirar, procure seu médico ou um atendimento de emergência. Leve a substância venenosa (acondicionada com segurança) ao hospital.

Dr. Jamil Nahass
Médico pediatra e vice-presidente da Área de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *