Doze regras para frear o relógio biológico

Segundo o Dr. Michael Roizen, médico da Universidade de Chicago, USA, existem medidas que retardam o envelhecimento.

1. Tome vitaminas (rejuvenesce 6 anos) : doses diárias de 1200mg de C, 400ui de E 1000mg de cálcio, 400ui de D, 400mg de ácido fólico e 6 mg de B¨.

2. Pare de fumar (rejuvenesce 6 anos) e evite ser fumante passivo.

3. Mantenha a pressão arterial normal (rejuvenesce 25 anos): uma pessoa com PA de 12/7 mm/hg ganha 25 anos a mais de vida do que outra com PA de 16/6 mm/hg.

4. Reduza o estresse (rejuvenesce 30 anos): é a estratégia mais recomendada e mais difícil de ser seguida, pois não depende apenas da vontade.

5. Mantenha a saúde bucal (rejuvenesce 6 anos): escove os dentes e use sempre o fio dental.

6. Não pare (rejuvenesce 5 anos): pelo menos duas caminhas por dia já ajudam.

7. Use o cinto de segurança (rejuvenesce 4 anos): use o cinto e dirija pelo menos 10 km/h abaixo do limite máximo permitido.

8. Coma fibras (rejuvenesce 2 a 5 anos): 25gr por dia mínimo.

9. Faça check-ups periódicos (rejuvenesce 12 anos): a maioria das doenças malignas é descoberta a tempo e a tempo de serem tratadas durante check-ups de rotina.

10. Adote um plano para toda vida (rejuvenesce 26 anos: evite o efeito sanfona dos regimes alimentares e siga regras simples de dieta e saúde por toda vida.

11. Ria muito (rejuvenesce 8 anos ou mais): boas risadas diárias reduzem o stress.

12. Não aposente o cérebro (rejuvenesce de 2 a 5 anos): pessoas capazes de se manter intelectualmente ativas durante toda a vida são mais saudáveis.

Fonte: Viviane Santos da Revista Médica Hebron

Dr. Jamil Nahass
Médico pediatra e vice-presidente da Área de Saúde

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