Febre Amarela

1. A febre amarela pode ser denominada silvestre ou urbana. Os sintomas são os mesmos. A diferença entre elas, além da área de contaminação, é o mosquito transmissor. Nas áreas silvestres, o vetor é o mosquito Haemagogus e Sabethes, e no caso da urbana, o mosquito é o da Dengue, Aedes Aegypti.

2. O que é? Doença infecciosa aguada, dura no máximo 10 dias, gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.

3. Quais os sintomas? Febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dores no corpo, icterícia e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

4. Como é transmitida? Pela picada dos mosquitos infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.

5. Como tratar? Não existe nada específico. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa UTI. Se não receber assistência médica, pode morrer.

6. Como prevenir? Vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias da viagem para as áreas de risco. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses de idade e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos e pessoas alérgicas à gema de ovo.

Dr. Jamil Nahass
Médico pediatra e vice-presidente da Área de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *