Proteja-se contra a dengue

Esta coluna já tratou do assunto em outra ocasião. Como a preocupação em combater a dengue é cada vez maior, estamos alterando os sócios quanto aos riscos de se contrair a doença.

O que é dengue?

Doença infecciosa, causada, princialmente, pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.

Quais os sintomas da doença?

Eles surgem de maneira súbita. Geralmente, inicia-se um quadro de febre ata, dor de cabeça, dores musculares generalizadas, dores articulares e intensa indisposição. Dores na região posterior do olho e vermelhidão na pele podem ocorrer, bem como pequenos sangramentos de gengiva ou nariz. A febre tem início de um a sete dias após a picada do mosquito e dura, em média, cinco dias. Os sintomas regridem espontaneamente nas duas semanas após o início do quadro.

A doença tem tratamento? Tem cura?

Não existe tratamento para destruir o vírus da dengue. Trata-se de uma doença com regressão espontânea dos sintomas após alguns dias do início do quadro. Não há sequelas específicas de dengue. A avaliação médica é muito importante para detectar os casos mais graves que necessitem de internação hospitalar e hidratação pela veia, além de outras medidas necessárias para evitar mais complicações.

Como prevenir a doença?

Além das ações governamentais, cada cidadão deve, também, fazer a sua parte. A ação mais simples é evitar o nascimento do mosquito. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, mesmo limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, tais como caixas d’água, barris, tambores, tanques, cisternas, vidros, potes, pratos, vasos de plantas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, canaletas, blocos de cimentos, buraco em arvores, entre outros. E, lembre-se: é importante eliminar a água e lavar os recipientes com água e sabão.

Dr. Jamil Nahass
Médico pediatra e vice-presidente da Área de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *