Modalidades

Há mais de cinco décadas levando lazer e esporte de qualidade

O complexo esportivo do PIC Pampulha é um dos mais completos e modernos do país. É composto por dez quadras de peteca, sendo quatro cobertas; doze quadras de tênis (onze de saibro e uma de piso rápido), três delas cobertas; uma quadra poliesportiva; dois campos de futebol society de grama natural; uma quadra de areia para vôlei e futevôlei; uma quadra de basquete infantil; duas quadras de squash e uma bad minton.

Beach Tennis

O Beach Tennis é um esporte que surgiu na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. O orgão internacional que é responsável pela modalidade é a ITF - International Tennis Federation (o mesmo que é responsável pelo Tênis convencional), que realiza diversos campeonatos pelo mundo todo e divulga periodicamente o ranking dos atletas.

No Brasil, o esporte chegou em 2008 através de uma iniciativa de Leopoldo Correa e Adão Chagas. A tenista Marcela Evangelista foi uma das pioneiras da modalidade no país. Hoje o Brasil já é a segunda potência no esporte, ficando atrás apenas da Itália.

Atualmente existem milhões de praticantes espalhados pelo mundo. Brasil, Itália, Chile, Venezuela, Argentina, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Países Baixos, Aruba, Austrália e Curaçao são apenas alguns dos exemplos de países que praticam a modalidade.

No PIC, a modalidade foi introduzida em 2013, na segunda gestão do presidente Edison Simão, pelo associado Orlando Guimarães, na época Diretor Ajunto de Tênis.

Para informações sobre esta modalidade no PIC, [31] 3516.8321.

Futebol

O PIC coloca à disposição dos associados, na sede da Pampulha, dois campos de futebol society e uma quadra poliesportiva para a prática do futsal. Anualmente, no período de maio a outubro, o Departamento de Esportes promove um campeonato aberto a todos os sócios com idade acima de 17 anos. O Torneio é dividido em 2 (duas) categorias:

  • Adulto: 17 à 39 anos
  • Master: 40 anos acima

Em ano de Copa do Mundo, o evento leva o nome de MUNDIAPIC e os uniformes dos times fazem alusão as seleções participantes. Nos outros torneios, a inspiração vem dos campeonatos brasileiro, sulamericanos e europeus.

Links interessantes:

Para informações sobre esta modalidade no PIC, [31] 3516.8321.

Futsal

Hoje, no Brasil, o Futsal é um dos esportes mais praticados, principalmente dentro das Escolas. Visando o resgate desta modalidade, o Departamento de Esportes implantou a Escola de Futsal.

O PIC entende que a prática de atividade física, principalmente de esportes coletivos, é muito importante para a saúde, a coordenação motora, a socialização e para o aprendizado da convivência com normas e regras.

As aulas de futsal são voltadas para as crianças a partir de 7 anos e tem como finalidade trabalhar os fundamentos da modalidade, aprimorando a técnica para, depois, fazer um trabalho de conhecimento da tática.

O PIC pretende formar equipes para competir nos principais torneios interclubes de Belo Horizonte e, para isso, conta com o bom resultado de suas escolas_esportivas.

Saiba mais sobre a escolinha de futsal do PIC.

Para informações sobre esta modalidade no PIC, [31] 3516.8321.

Futevôlei

O PIC foi pioneiro em Belo Horizonte a introduzir o futevôlei como modalidade esportiva dentro de suas dependências. A modalidade chegou ao Clube através dos sócios "Jacaré", "Canário" e "Taquinho", que durante uma viagem ao Rio de Janeiro, em 1976, foram conquistados pela atividade.

Junto com Carmelo, fizeram uma adaptação provisória para praticarem o esporte na quadra de vôlei. Eles usavam uma bola de vôlei, que na noite anterior ao jogo era colocada num balde com água a fim de adquirir o peso "ideal", tendo em vista que a bola de vôlei era mais leve. Para colocar a bola em jogo, era usado um saco cheio de areia onde a mesma era apoiada e, com um chute para o outro lado da quadra, dava-se início ao jogo.

Esse método foi utilizado até que um fabricante desenvolveu uma bola com as características específicas para o jogo. A quadra de areia foi introduzida na primeira gestão do presidente Edison Simão (1990 a 1994), assim como a bola usada atualmente.

A bola Mikasa foi trazida do Rio de Janeiro pelo então diretor adjunto de Futevôlei, Eduardo Campos. Em novembro de 2001, comemorou-se as Bodas de Prata do "fute", como é carinhosamente chamado pelos praticantes, com torneio e churrasco, que reuniram a nova e a velha geração.

Para informações sobre esta modalidade no PIC, [31] 3516.8321.

Natação e Hidroginástica

Com arquitetura de Oscar Niemeyer, o PIC possui um dos mais belos parques aquáticos do Brasil. O clube conta com uma piscina social, uma piscina com bar molhado, uma piscina infantil aquecida, duas piscinas específicas para a prática de biribol e uma piscina semi-olímpica aquecida com toboágua.

Escola de Natação e Hidroginástica

O PIC possui excelente estrutura para a escola de Natação com professores qualificados e tabela de preços diferenciada. O clube prioriza as Escolas esportivas de Iniciação, Natação Infantil e Adulto, além das Aulas de Hidroginástica.

Saiba mais sobre as escola de natação do PIC.

Peteca

A peteca - prática originalmente mineira, que virou esporte em 1985 - é a modalidade que mais cresce no Estado. O que explica a proliferação de quadras por todos os recantos e o número crescente de atletas de todas as idades nas competições realizadas na capital e no interior.

O que explica tamanho crescimento? Certamente o fato de a peteca ser um esporte que atrai pela sua competitividade, plasticidade e a ampla integração entre os seus praticantes, além de ser permitida a qualquer idade.

Belo Horizonte é a capital da peteca. Dotada de dezenas de clubes sociais e associações recreativas, é quase impossível não encontrar um que tenha, pelo menos, duas quadras e ginásios destinados, exclusivamente, ao jogo de peteca. Que outra modalidade esportiva possui tamanha infra-estrutura?

No PIC, a peteca é um dos esportes mais tradicionais. O clube possui um dos maiores complexos esportivos para a prática da modalidade. São dez quadras, sendo quatro cobertas, todas iluminadas.

Para informações sobre esta modalidade no PIC, [31] 3516.8321.

Squash

Numa área de 8 mil metros quadrados, os belos jardins do PIC Pampulha foram projetados pelo renomado paisagista Burle Marx. Preservados ainda hoje conforme projeto inicial, são um grande orgulho para o Clube. Para protegê-los, pede-se não pisar ou arrancar suas flores.

Tênis

Desde a sua fundação, em 1961, o PIC mantém uma grande ligação com o tênis, um dos seus principais esportes. O desenvolvimento e valorização do esporte ficaram evidenciados pela organização de eventos e torneios memoráveis, objetivando a formação e revelação de novos talentos.

Com uma estrutura invejável, o parque esportivo do PIC é constituído por onze quadras de Saibro, sendo três cobertas e uma quadra de Piso Rápido. O PIC promove anualmente o Torneio Interno de Tênis, dividido por classes e por faixa etária, assim como o famoso Torneio de Duplas de Família.

O clube oferece ainda aos associados aulas de tênis social e mini tênis, inclusive aos sábados, além de ter uma equipe de competição infanto-juvenil.

Saiba mais sobre a escolinha de tênis do PIC.

Para informações sobre esta modalidade no PIC, [31] 3516.8321.

Vôlei

O PIC oferece aos seus associados, uma quadra poliesportiva e uma quadra de areia para a prática das duas modalidades do esporte.

Para resgatar a prática do Vôlei, o Departamento de Esportes vem criando dispositivos como o Torneio de Duplas de Areia.

Para informações sobre esta modalidade no PIC, [31] 3516.8321.

Parceiros
  • Luiza Barcelos